Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Docentes do PPEC (para acessar o currículo Lattes clique no nome do docente)

Dr. Ademir de Souza Pereira

Contato: ademirpereira@ufgd.edu.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 – Investigações dos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Química por meio das questões sociocientíficas

 

Dr. Airton José Vinholi Júnior

Contato: airton.junior@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS  e EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de Pesquisa:

01: Abordagens e interfaces entre pesquisas no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental

02:  Possibilidades didáticas e recursos pedagógicos para o ensino de ciências

03:  Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dra. Amanda de Mattos Pereira Mano

Contato: amanda.mano@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01- Identidade profissional docente em pauta: as licenciaturas em Ciências Biológicas em uma Universidade Federal

02 – As ideias sobre o mundo social e suas implicações na formação docente e na prática pedagógica

 

Dra. Ângela Maria Zanon

Contato: zanon.ufms@gmail.com

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de Pesquisa:

01 – Abordagens e interfaces entre pesquisas no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental

 

Dra. Carla Busato Zandavalli

Contato: carlabzandavalli@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 – O mestrado profissional em Ensino de Ciências e suas influências para a formação continuada de professores da educação básica em Mato Grosso do Sul

02 – O professor de ciências: saberes técnicos e habilidades para uso de novas tecnologias digitais

03 – Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dra. Daniele Correia

Contato: d.correia@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projeto de Pesquisa:

01 – Leitura, ensino e pesquisa na formação inicial de professores: potencialidades dos textos de divulgação científica

02 – Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dr. Dario Xavier Pires

Contato: daxpires@yahoo.com.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

Projetos de pesquisa:

01- Agrotóxicos

 

Dra. Fernanda Zandonadi Ramos

Contato: fernanda.zandonadi@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de pesquisa:

01 – Formação de Professores de Ciências da Natureza em Escolas Municipais de Campo Grande – MS: subsídios para o trabalho pedagógico

 

 

 

Dra. Icléia Albuquerque de Vargas

Contato: icleiavargas@yahoo.com.br

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de pesquisa:

01 – Abordagens e interfaces entre pesquisas no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental

 

Dr. João José Caluzi

Contato: joao.caluzi@unesp.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

Projetos de pesquisa:

01 – A Ciência e as redes de sociabilidade: algumas implicações para o Ensino de Ciências

02 – A História, epistemologia e sociologia da Ciência como uma heurística para o Ensino de Ciências

 

Dra. Jucelia Linhares Granemann de Medeiros

Contato: juclia313@yahoo.com.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projeto de Pesquisa:

01 – Formação de Professores de Ciências da Natureza em Escolas Municipais de Campo Grande – MS: subsídios para o trabalho pedagógico

 

Dra. Lilian Giacomini Cruz Zucchini

Contato: lilian.giacomini@gmail.com

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de Pesquisa:

01 – Laboratório de Fertilidade do Solo, Herbário e Ações Socioambientais e Técnico-Científicas na região do Cone-sul de Mato Grosso do Sul

 

Dra. Lisiane Barcellos Calheiro

Contato: liscalheiro@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projeto de Pesquisa:

01 – Potencialidades de oficinas didáticas no ensino de ciências na formação continuada de professores: a Física moderna e contemporânea como articuladora do processo de ensino-aprendizagem.

02 – Obstáculos à aprendizagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea na formação inicial de professores de Física a partir de atividades experimentais e simulações computacionais.

03- Limites e potencialidades do método de ilhas de racionalidade interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o ensino de ciências.

 

Dra. Maria Helena da Silva Andrade

Contato: helena.andrade@ufms.br

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de Pesquisa:

01 – Arvorar? A vegetação e suas implicações no planejamento, ordenamento e qualidade ambiental, social e econômica à luz do zoneamento ecológico econômico (ZEE) de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul

02 – Águas transfronteiriças – um olhar sobre as questões socioambientais nos municípios da fronteira Oeste de Mato Grosso do Sul, Brasil

03 – Bacias hidrográficas e o zoneamento ecológico econômico (ZEE) como instrumento de ordenamento territorial em Mato Grosso do Sul, Brasil

04 – Análise espacial em região de fronteira: Um estudo sobre os aspectos ambientais e socioeconômicos da fronteira de Mato Grosso do Sul com Bolívia e Paraguai

 

Dra. Maria Inês de Affonseca Jardim

Contato: inesaffonseca@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 – O professor de ciências: saberes técnicos e habilidades para uso de novas tecnologias digitais

02 – O mestrado profissional em Ensino de Ciências e suas influências para a formação continuada de professores da educação básica em Mato Grosso do Sul

03 – Potencialidades de oficinas didáticas no ensino de ciências na formação continuada de professores: a Física moderna e contemporânea como articuladora do processo de ensino-aprendizagem

04 – Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dra. Marta Rios Alves Nunes da Costa

Contato: nunesdacosta77@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projeto de pesquisa:

01- Direito a rebelião? Reflexões críticas a partir da história da filosofia política.

 

Dra. Nádia Cristina Guimarães Errobidart

Contato: nadia.guimaraes@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 -Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

02 – Leitura, ensino e pesquisa na formação inicial de professores: potencialidades dos textos de divulgação científica

03 – O mestrado profissional em Ensino de Ciências e suas influências para a formação continuada de professores da educação básica em Mato Grosso do Sul

04 – Potencialidades de oficinas didáticas no ensino de ciências na formação continuada de professores: a Física moderna e contemporânea como articuladora do processo de ensino-aprendizagem

 

Dra. Patrícia Helena Mirandola Garcia

Contato: patricia.garcia@ufms.br

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de pesquisa:

01- Educação Ambiental – meio ambiente e políticas públicas no Mato Grosso do Sul

 

Dra. Patrícia Sândalo Pereira

Contato: patricia.pereira@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 – A formação de professores e os processos formativos lesson study e a pesquisa colaborativa

Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello

Contato: patricia.zaczuk@ufms.br

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linhas de Pesquisa:

Educação Ambiental

Projetos de Pesquisa:

01 – Bruaca: vivências culturais e produtos do Turismo de Base Comunitária

02- Economia Social e Solidária, Turismo Rural Comunitário e Educação Ambiental em Espaços Rurais de Mato Grosso do Sul.

03- Concepção de referenciais metodológicos para a qualificação no turismo em Mato Grosso do Sul

04- Mídias, Linguagens e Interdisciplinaridade: mediações e estudos culturais

 

Dr. Paulo Ricardo da Silva Rosa

Contato: paulo.rosa@ufms.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 -Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

 

 

Dr. Rogério Rodrigues Faria

Contato:  rodrigues.faria@ufms.br

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projetos de Pesquisa:

01 – Diagnóstico sobre a temática dos recursos naturais no ensino básico brasileiro

02 – Ensino de Ciências Naturais: Métodos e Práticas

 

Dra. Shirley Takeco Gobara

Contato: stgobara@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa:

01 -Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dra. Suzete Rosana de Castro Wiziack

Contato: suzete.wiziack@gmail.com

Área de Concentração: EDUCAÇÃO AMBIENTAL e ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linha de Pesquisa:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de pesquisa:

01- Educação Ambiental, Currículo, formação e prática docente

02 – Abordagens e interfaces entre pesquisas no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental

03 – Limites e Potencialidades do Método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar na estruturação de meios e recursos materiais para o Ensino de Ciências

 

Dra. Vera de Mattos Machado

Contato: veramattosmachado1@gmail.com

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projeto de pesquisa:

01- Formação de Professores de Ciências da Natureza em Escolas Municipais de Campo Grande – MS: subsídios para o trabalho pedagógico.

02 – O mestrado profissional em Ensino de Ciências e suas influências para a formação continuada de professores da educação básica em Mato Grosso do Sul

 

Dr. Wellington Pereira de Queirós

Contato: wellington_fis@yahoo.com.br

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Linhas de Pesquisa:

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Projetos de pesquisa:

01 – Construção Histórica de Episódios Científicos e suas Contribuições para a Educação em Ciências

02 – Estudo do processo de inserção da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente na Educação em Ciências.

03 – Uma Análise Epistemológica das Pesquisas sobre a Aproximação da História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências.