Histórico

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências começou suas atividades no ano de 2007, com a criação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

O PPEC tem suas origens nos trabalhos desenvolvidos anteriormente pelos docentes que o propuseram na área de ensino de ciências, tanto na pesquisa como no desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas à formação de professores, tais como o Grupo de Apoio aos Professores de Ciências e Matemática (GAECIM), participação em cursos de formação lato sensu, cursos ofertados na modalidade de aperfeiçoamento profissional aos docentes de Mato Grosso do Sul. Alguns docentes também trouxeram para o programa suas experiências como docentes em outros programas de pós-graduação, como o Mestrado em Educação  e o Mestrado em Física, ambos da UFMS em Campo Grande.

O corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências era composto inicialmente por oito docentes, divididos em três áreas de concentração: Ensino de Física, Ensino de Química e Educação Ambiental. Posteriormente, essas áreas de concentração foram reduzidas a duas: Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental. Desde o início, as linhas de pesquisa do programa foram: A construção de conceitos em ciências, Formação de Professores e Educação Ambiental.

No ano de 2016, o programa expandiu, com a implantação do curso de Doutorado em Ensino de Ciências, embora, formalmente, fossem dois programas distintos junto à CAPES. No ano de 2019, iniciou-se o processo de alteração do Curso de Mestrado Profissional em direção a um Curso de Mestrado Acadêmico, possibilitando com isso a fusão dos dois programas em um só programa de pós-graduação no ano de 2020.

Nosso logo

Criado em 2007, a partir de uma ideia do então coordenador do programa, o logo representa um pássaro alçando voo, representando o programa que iniciava. As asas e a cauda representam as três áreas de concentração iniciais: Ensino de Física, Ensino de Química e Educação Ambiental. Ao se unirem no corpo, representa-se a ideia de unidade intrínseca da ciência. Além disso, o logo também é uma referência ao Tuiuiú, pássaro símbolo do Pantanal e de Mato Grosso do Sul.

A arte foi produzida pelo setor de comunicação social da UFMS (atual AGECOM).

 

 

Corpo Docente Inicial

Angela Maria Zanon Educação Ambiental
Icleia Albuquerque de Vargas Educação Ambiental
Dario Xavier Pires Educação Ambiental – Ensino de Química
Lenice  Heloísa de Arruda Silva Educação Ambiental
Maria Celina Piaza Recena Ensino de Química
Onofre Salgado Siqueira Ensino de Química
Paulo Ricardo da Silva Rosa Ensino de Física
Shirley Takeco Gobara Ensino de Física

Projeto Original (abril de 2006)